Rádio Web toada

11 de maio de 2012

Índio Amazônico !



Com cocares e enfeites contemplo o verde que tanto amo.
De arcos e flechas levo a vida caçando.
Com lanças eu vou pescando. 
Abraçado pelo meu rio eu vou remando,
 a cada mergulho de meu remo eu vou pensando, 
sentado em minha canoa,
 vou contemplando o rio que se vai andando.

Das pinturas com urucu e com jenipapo,
 traço minhas tradições em traços marcados no compasso de dedos delicados.
Dos maracas aos tambores
entre as malocas, 
ao som das flautas sagradas meu canto ecoa.
No centro da grande floresta danço, canto os ritos que conta a história,
 em cada verso e poesia brota a vontade de te amar : Amazônia.

Das lendas e contos, entre magias e mistérios vivo a vida sobrenatural.
Do alimento sagrado: Mandioca.
 Da Farinha, ao biju, da goma ao tucupi bebo e como de ti.
Trago a Arte em cada entrelaço de colares a cocares ,
 dos enfeites as cestas de palhas.

Dos rios e lagos , cachoeiras e
corredeiras que saciam a minha sede.
Das terras firmes e matas virgens …
Sempre serás tu a minha eterna Paixão : Amazônia.

Eu que te contemplo todos os dias : Assurini ,kaiapó,Yanomami …  E te defendo todas as manhãs : Marubo, Macuxi, Mura … 
Que te abraço a cada pôr do Sol : Baniwa, Deni, Dessana … 
Eu que nasci em teu seio: Tupis , Guaranis , Barés ... Sou ... O canto .... A lenda .... Sou o verde dessas matas ... Tucanos , kaiapos, Manaos .... Sou a arte a fé em minhas crenças: Pataxó, Ticuna, kaxinawá … A força dessas correntezas ... A tranqüilidade dessas águas ... SOU Eu um índio Guerreiro.


Anderson Vieira 
Poeta Parintinense

Um comentário:

  1. Ola amigo, sempre entro no teu blog para ficar escutando toadas, vejo que tu se interesa bastante pelo assumto amazonia assim como eu so que o meu interesse é mais por viagens e misterios, assim que tiver um tempo da uma visitada nos meus blogs. Abraços.

    http://misterioamazonia.blogspot.com.br/

    http://aventurasamazonia.blogspot.com/

    ResponderExcluir