Rádio Web toada

17 de junho de 2012

Xingu Vivo !



Grande , Sereno e Extenso
Caudaloso ,Barrentas e Turvas são tuas águas o Poderoso : Rio Xingu !
Entre braços e abraços , 
entre curvas es aí a tua reserva :
Parque Xingu, Parte da historia do Rio que chora.

Branco não sabe o que faz ! 
Não pensa no que irá fazer e imagina que iremos viver.
Mais viver como ? 
Sem água que me banha , 
que me acompanha nessa velha esperança de viver.
Só em pensar que meu sustento vai ser tomado , 
arrancado de mim, me vem logo a tristeza
em conhecer que irei falecer.

Meu sustento vem da pesca ,
de idas é vindas nesse Rio, 
de remada após remadas sigo rumo a esperança pela fartura,
sustento e alegria para minha aldeia.
Brota dessas águas o meu amanhã , 
nasce nesse Rio o futuro do meu Kurumim.

Mas a morte de meu Rio está decretada pelo Branco, 
será cortado ao meio, atravessado como uma caça.
Sim … o meu sustento !
O meu irmão pelas manhãs ,
amigo pelas tardes, será ferido mortalmente.
De um lado ficara cheio, alagando meu verde,
do outro secará, como minha Esperança de velo Livre , Solto e Eternamente soberano. 

As lágrimas que escorrem em meu rosto,
são como palavras de meus ancestrais
que viveram aonde hoje vivo ,
Lágrimas de lamento de ver que Nós morreremos novamente pela Ganância do branco .
Já não tenho mais minha caça,
pois estão transformando todo meu verde em cinzas ao redor de meu Parque…
E o que me resta agora querem acabar , destruir e construir sua tal de hidrelétrica,
guiada por esse Progresso que traz essa praga para dentro de ti : Xingu !

Os Povos da Floresta choram tua morte.
Pois não poderás mais abraçar teus kurumins pelas manhãs,
e nem saciar seus guerreiros.
Serás impedido de sustentar seus filhos.
Pois construirão cegos pela ganância sua hidrelétrica,
 e destruirão pela impotência Meu Rio.

Anderson Vieira 
Poeta Parintinense

Nenhum comentário:

Postar um comentário