Rádio Web toada

5 de setembro de 2012

Amazônia Sonho e Vida !





Amazônia santuário do imaginário caboclo
utopia da maior realidade indígena já descrita ,vista e falada
terra dos sonhos e fantasias,
das magias e encantos que encontramos nas lendas e nos mitos.
Do canto de sedução da Iara nas noites enluaradas
Aos botos transformados em homens pela magia do imaginário caboclo
Dos rios às terras firmes, das secas às cheias és serena e imponente
Amazonia ...

Vida do meu viver , o meu querer é sempre te ter ..
Solta , livre, liberta dessa ganância que te aprisiona,
Que te consome no consumo desenfreado desse progresso,
que traz essa tal praga para dentro de ti.
Que mancha teu verde, transforma em cinzas minhas árvores,
e que pela arrogância faz em carvão meus sonhos, restos mortais de um futuro agora incerto.
A fumaça sobe se sobrepondo sobre o azul, poluindo o ar
O meu rio chora, levando consigo o lixo que traz junto de si a ignorância de não saber te preserva , te amar e te respeitar. 

És o Santuário ecológico…
Rica e Bela … cada olhar , cada som , cor te mostra incomparável
Em meu solo sagrado eu canto entre árvores ,
danço cercado pelo verde , pelo canto do uirapuru ,
iluminado pelo sol e coberto pelo azul celeste...
Canto contando a história , lamentando o presente e chorando pelo futuro ! 
Que Talvez não haverá !
E Meu Kurumin não verá !
Não ouvirá meus pássaros pelas manhas ,
e nem verá meu verde livre e meu rio liberto.

Anderson Vieira
Poeta Parintinense

Nenhum comentário:

Postar um comentário