Rádio Web toada

22 de março de 2012

Xingu - Vida que Suplica pela Vida !


Xingu o nome do meu Rio …
E a alegria de viver do meu Povo
como seu nome diz ele é água limpa
é água boa .
tiro meu alimento de suas águas,
meu sustento vem da pesca.
Xingu para meu povo e mais que um rio
ele é a vida que corta o seio da floresta
ele traz a vida , ele nos dá a vida …
Xingu é sagrado , para meu povo
foi para meus ancestrais e será 
para próxima geração ,
meu curumim se banha em suas águas
ele já sabe a importância desse rio para ele,
ele sabe que esse o futuro dele.
Meu Povo vive e respira esse rio,
ele nos faz bem, é presente de nosso criador
é dádiva de nossa Mãe natureza
para nós seu filhos.

Mas faz algum tempo que meu corre Rio chorando,
ele está ameaçado de Morte pelo Branco,
Estão decretando a falência e estão conseguindo
matar meu rio. Eles fazem questão de construir ,
uma tal de hidrelétrica chamada Belo Monte,
mais sou índio vivo aqui há milhares de anos e vejo, 
que de Belo , Belo Monte não tem nada.

Eles Destruíram não só um Rio,
Destruíram um povo, a cultura de uma nação ,
Afogaram nosso futuro, eliminaram nossos Animais, 
inundaram nossos sonhos, submergiram nossa Flora.
Mergulharam em um Rio chamado Ganância a AMAZÔNIA, 
será mergulho sem volta.

Belo Monte destruíra milhares de Animais ,
Belo Monte como tudo que o homem faz,
Destruíra toda vida ao redor dela,
Belo Monte será uma grande ferida no seio da Amazônia,
como toda grande ferida Dói, a flora a fauna ,e o meu povo sentira ha grande Dor.

Fica a aqui o que o meu coração tenta falar em Palavras,
o que minhas lagrimas tentam descrever,
fica meu lamento nessas linhas, minha dor ,
fica o meu pesar de ver homens, que mas se comporto como animais irracionais..
Destruírem o seu própio Futuro…

Xingu e morada de Vida , Xingu é Vida.
Respeitem os Povos que só querem Viver.


Anderson Vieira
Escritor e Poeta Parintinense 

Um comentário:

  1. A devastação da floresta Amazônica é um dos mais graves problemas ecológicos que vêm ocorrendo no Brasil ultimamente.E traz inúmeras consequências negativas, dentre as quais convêm ressaltar, a perda da biodiversidade e extinção de certas espécies animais, expulsão de indígenas e posseiros, inundação de partes da mata e expulsão da população ribeirinha para a construção de hidrelétrica (no caso a de Belo Monte), e empobrecimento do solo, causado pela exposição direta á erosão pluvial.

    ResponderExcluir